Skip to content
Agosto 28, 2011 / shaube

Como tudo começou!

Há cerca de 3 anos que mantenho uma pequena horta com cerca de 15 m2 nas traseiras da minha casa. Como qualquer amador, começo a pensar em preparar a terra durante o mês de Fevereiro, no final de Março planto umas alfaces, tomates, feijão verde, couve coração e cabaços. No inicio comprava as sementes mas não tinha grande sucesso, agora compro as plantas na feira da Estela – Póvoa de Varzim. Depois de plantar é manter com muita água, retirar ervas daninhas e esperar pelos “frutos” entre Junho e Agosto.

A minha pequena horta "tradicional"

Obviamente que falta descrever muitas outras coisas, desde adubos biológicos, ferramentas, exposição solar, rega, etc… mas o objectivo é falar em como comecei na hidroponia. Quando não estava na horta (o que acontece durante o Outono e Inverno) pensava em como poderia ter uma pequena quinta e como poderia viver apenas dos rendimentos da agricultura. Foi assim que abri o google e pesquisei por factores diferenciadores e como ser rentável na agricultura. Após algum tempo surgiu a hidroponia.

A hidroponia consiste no desenvolvimento de plantas sem utilização do solo. Ver na wikipedia uma descrição mais completa. Neste método, os nutrientes necessários ao crescimento das plantas são fornecidos através de uma solução de nutrientes que é constituída por água e elementos essenciais às plantas que deve circular nas suas raízes. Este método tem vários benefícios, desde a eliminação de pestes e fungos do solo, eliminação de herbicidas, sem necessidade de preparação do solo, aumento significativo da quantidade de plantas ou frutos e diminuição do ciclo de maturidade.

Nos próximos posts vou tentar descrever os diferentes passos que tomei, desde a pesquisa efectuada, compra de materiais, testes, resultados, fotos, etc…

Gostaria de realçar que a minha formação é sistemas de informação e tudo o que aqui escrevo é proveniente de investigação e pesquisa na internet. Sou um amador em agricultura e hidroponia e agradeço que os entendidos na matéria façam criticas construtivas e correcções para o que estiver errado. Obrigado!

8 Comentários

Deixe um comentário
  1. Filipe Antolin / Jan 8 2012 10:28 pm

    Queremos ler mais!
    Bom artigo!

  2. Catarina Costa / Jan 18 2012 10:41 pm

    Boa noite,
    O seu post reflecte precisamente a situação em que me encontro. Não tenho formação em agricultura, mas este sistema de hidroponia despertou-me grande curiosidade. Aguardo pelos seus próximos posts!!

  3. iva / Mar 31 2012 4:17 pm

    viva

    tambem tenho uma pequena estufa hidroponica.www.hidroponianavaranda.blogspot.pt
    se quiser podemos trocar algumas esperiencias

    cumprimentos

    Inacio Martins

  4. Francisco / Mai 4 2012 1:57 pm

    Criei os meus 2 primeiros projetos e documentei aqui:
    http://www.facebook.com/HidroponiaPortugal

  5. joaquim marques / Mai 21 2012 12:08 am

    Há muitos anos, ainda não havia PC´s nem máquinas processadoras mecanográficas, comprei um produto que se apresentava em pequenas saquetas, e tinha o nome de marca “Hiponex”.
    Servia para melhorar a qualidade de plantas, diluindi-o na água da rega ou colocando a planta no próprio líquido com o nutriente.
    Passaram mais de 40 anos, chegou a NET e lembrei-me de pesquisar o “hiponex”.
    Com grande admiração. o produto estava vivo.
    E foi por isto que “descobri” a hidroponia e, depois, a aquqponia,
    Estou a comprar uma pequena quinta com água e electricidade, vou tentar realizar o meu sonho concebido com muitas horas a bater as teclas do PC, lendo e relando textos, vendo e voltando a ver vídeos para captar “dicas” que podem fazer a diferença entre o saber e o desconhecer.
    Se conseguir vencer todas as dificuldades talvez venha a tornar-me em mais um hidrocultor português.
    Se fracassar, serei mais um caso de investimento perdido.
    Se me for possível, irei dando notícias do meu esforço pois poderei colher alguns benefícios e dispensar alguns outros a quem deles precise.
    Adeus.

  6. joaquim marques / Mai 21 2012 9:17 pm

    Dram-me coragem os v/comentários porque, como saberão, isto de acreditar em qualquer coisa e lutar para a realizar sonhos, não é assimtão fácil como alguns nos tantam impingir a ideia do empreendorismo e da criatividade.
    Temos, e vocês saberão porque, pelo que vejo, também são sonhadores, períodos de altos e baixos de entusiasmo, pribcipalmente quando o capital é baixinhao.
    A situação de pesquisa irá manter-se sempre.
    Tenho longa lista de terrenos para ver mas, azar, o meu velho carro parece ter adivinhado que me preparava par lhe dar mais trabalho, e avriou-se gravemente.
    Desconfio que houve tramóia e manha, como os burros fazem.
    Obrigado pela oferta de ajuda. Cumprs.

  7. Rodrigo Cardoso / Jul 19 2012 12:22 pm

    Adorei encontrar este post e os vossos comentários! Estou em vias de morar em Lisboa por uns tempos e estou a estudar como montar vários sistemas hidropónicos numa marquise e viver do que produzir. É um objectivo ambicioso mas não vejo porque não haverá de dar certo, desde que me aplique a ter o conhecimento necessário.

    Gostava porem de reduzir as incertezas, o tempo de pesquisa e tentativa-erro e os custos associados através da conexão com outras pessoas que estejam a praticar hidroponia e aprender com os seus erros e soluções. Os comentários neste blog podem tornar-se limitativos. Não haverá uma plataforma de communicação como facebook ou forums com um grupo onde possamos encontrar tudo o que ada um está a partilhar, no mesmo sítio? Gostava muito de me manter conectado com vocês e acompanhar as vossas descobertas nesta area : )

    abraços
    rodrigo

  8. Carlos Simoes / Out 22 2013 1:09 pm

    boa tarde,

    Somos uma empresa de soluçoes tecnologicas e disponho de soluçoes tecnologicas que permite controlar a Hidroponia por um pc, telefone ou tablet, sabe a temperatura do espaço, agua, humidade, temperatura , bombaa trabalhar, control de niveis, informação de falta de energia, controlo de circulação de ar….projeto chave na mao.

    obrigada,

    Carlos

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

